17 de junho de 2022 às 08:52.

Ranking dos 10 aplicativos mais populares na tela principal dos smartphones do brasileiro

compartilhar

Quais são os principais aplicativos na tela quando você liga o smartphone? O Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Uso de Apps no Brasil publicou o ranking dos 10 aplicativos mais populares na tela principal dos smartphones do brasileiro. 

Na pesquisa, os entrevistados foram instruídos a listar até 20 aplicativos que estão na tela inicial do aparelho. Ao todo, foram citados 1.826 apps.

O ranking dos 10 aplicativos mais populares na home screen dos brasileiros apresentou:

01º – WhatsApp 54% 

02º – Instagram 42% 

03º – Facebook 37% 

04º – Nubank 13% 

05º – YouTube 12% 

06º – Uber 12% 

07º – Telegram 11% 

08º – Caixa 10% 

09º – Picpay 10% 

10º – Banco do Brasil 9%

Além dos dados acima, a pesquisa divulgou ainda outras descobertas interessantes para entendermos o comportamento e uso de apps no Brasil:

  • Aplicativos de programas de fidelidade, gestão de milhas e cashback foram os que mais cresceram em participação na tela inicial nacional. 

Com as flexibilizações das medidas sanitárias da pandemia, os brasileiros estão voltando às ruas. No entanto, especialistas indicam que a recuperação econômica, em vez de ocorrer em formato de V, parece mais o símbolo da raiz quadrada. No universo dos apps, a pesquisa indica que este cenário tem se refletido na maior utilização de aplicativos de programas de fidelidade, gestão de milhas e cashback. 

  • O Messenger teve a maior perda de participação na tela inicial do smartphone dentre os apps monitorados, com queda de 7 pontos em um ano. 

O panorama mostra a Família Meta em baixa, com a perda de popularidade de Facebook e Facebook Messenger. Ambos registraram as maiores quedas na edição da pesquisa. Os aplicativos da companhia ainda continuam entre os mais populares, mas têm apresentado uma queda no engajamento dos usuários nos últimos meses.  

  • WhasApp, Instagram e Facebook ainda são os apps que os brasileiros mais abrem e passam mais tempo durante o dia.

Apps mais abertos durante o dia:

  • WhatsApp: 54%
  • Instagram: 15%
  • Facebook: 7%
  • YouTube: 2%
  • Outros: 22%

Apps que o brasileiro passa mais tempo vendo ao longo do dia:

  • WhatsApp: 33%
  • Instagram: 27%
  • Facebook: 10%
  • YouTube: 7%
  • TikTok: 3%
  • Kwai: 2%
  • Twitter: 2%
  • Outros: 16%.
  • Adesão dos brasileiros às notificações dos aplicativos é maior entre jovens de 16 a 29 anos

57% dos brasileiros com smartphone ativam notificações para todos os apps de bancos e de contas de pagamento em seus smartphones. Os dados mostram que 30% ativam apenas para alguns desses apps, 9% afirmam não ativar notificações do tipo e 4% não usam apps da categoria. 

Para as redes sociais, 45% responderam ter as notificações ligadas em todas as redes, 42% em apenas algumas delas, enquanto 12% as mantêm desligadas e 1% declarou não ter aplicativos de redes sociais.

  • Brasileiros usam apps de streaming e assinam mais de um serviço

Em um ano, subiu de 56% para 64% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam um serviço de streaming de filmes e séries. 65% dos brasileiros que pagam por streaming de vídeo assinam mais de um serviço. Netflix, Amazon Prime Video e Disney+ lideram o ranking.

A assinatura de streamings de música mostrou um avanço de 5 pontos percentuais em um ano: 37% dos brasileiros usam algum serviço da categoria. Spotify, Deezer e Amazon Music ocuparam as primeiras posições na preferência.

(Fonte: Mobile Time/Opinion Box)

Você viu que os números apresentados pela pesquisa nos ajudam a entender como o brasileiro tem usado os aplicativos. Para profissionais de marketing, acompanhar estes dados é fundamental em um cenário que vive em constante atualização. Vamos acompanhar as próximas pesquisas para confirmar ou não o surgimento de novas tendências de uso. Continue por aqui. 😉

Veja também: Quais são os canais com maior potencial para explorar no mercado digital em 2022

Comentários