26 de julho de 2016 às 07:15.

Uma pequena abordagem sobre os números da pesquisa eleitoral do Diário do Amazonas

compartilhar

Pesquisa publicada nesta terça-feira, dia 26 de julho, apresenta um cenário com treze pré-candidatos ao cargo de prefeito. Nele constam nomes que já oficializaram as suas candidaturas, outros que o farão até a data limite, dia 5 de agosto próximo e um que já desistiu – Junior Brasil será candidato a vereador.

O total de entrevistados que participaram da pesquisa foi de 800 (oitocentos).

Na pesquisa estimulada o atual prefeito Artur Neto lidera com 27,3% das intenções de voto.

Em segundo lugar, se levássemos em consideração o percentual que a pesquisa divulga e que salta aos olhos, não seria nenhum pré-candidato, mas os eleitores que preferiram as opções NENHUM/VOTARIA EM BRANCO/ANULADO e NÃO SABE/INDECISO que, somados, representaram 23,8%, quase o dobro do pré-candidato Marcos Rotta.

As intenções de votos dadas pelos entrevistados ao atual prefeito, somadas as opções NENHUM e NÃO SABE, totalizam mais de 51%. Uma curiosidade: 1% representará aproximadamente 11.000 (onze mil votos).

O segundo colocado, deputado federal Marcos Rotta, do PMDB do senador Eduardo Braga, obtém 12,6% das intenções de voto. Registre-se que em todas as pesquisas que se tem conhecimento, nos últimos 19 (dezenove) meses, sem exceção, o deputado sempre figurou na segunda posição.

O terceiro colocado, com 8,0% e distante 4,6% de Rotta, é o ex-deputado estadual Marcelo Ramos, do PR, partido de Alfredo Nascimento, ex-prefeito por três legislatura da cidade de Manaus. Marcelo Ramos, apesar de atualmente estar sendo o candidato com maior visibilidade midiática e nos bastidores, nos últimos trintas dias, ainda não conseguiu transformar todo esse esforço em densidade eleitoral, conforme apurou a pesquisa.

Em quarto lugar e empatado tecnicamente com Marcelo Ramos, aparece Serafim Corrêa, ex-prefeito de Manaus e ex-líder de Marcelo Ramos, com 7,6%. Marcelo e Serafim já oficializaram suas candidaturas em convenções partidárias. Artur e Rotta realizarão suas convenções no dia 5 de agosto.

Em quinto lugar o também deputado federal Hissa Abrahão, com 5,9%. O percentual obtido por Hissa sinaliza, caso os números estejam corretos, uma profunda desidratação, pois no ano de 2015 o deputado disputava palmo a palmo com o deputado federal Marcos Rotta, a segunda colocação.

Em sexto lugar o deputado federal – em sua quinta legislatura – Silas Câmara, “representante” das igrejas evangélicas, com 5,1% das intenções de voto.

Em sétimo lugar o ex-deputado federal e atual vice-governador Henrique Oliveira, com 4,1% das intenções de voto. Chico Preto surge na oitava colocação com 2,5%. O pré-candidato do PT, José Ricardo, é o nono colocado com 1,5%. Eron Bezerra e Navarro aparecem empatados com 0,5% em decimo lugar. Professor Queiroz é o décimo segundo com 0,4% e Junior Brasil é o último colocado com 0,3%.

Como toda pesquisa esses números são uma fotografia que tem sustentabilidade de, no máximo, uma semana, portanto, deverá sofrer alterações nas próximas horas. Entre essas alterações, uma ou duas dessas pré-candidaturas deverão recuar para compor em uma chapa que efetivamente se consolidará no processo eleitoral.

Comentários

error: Conteúdo de propriedade de Durango Duarte, protegido contra cópia.