Nas últimas quatro décadas, a política amazonense se preencheu de múltiplos personagens interessantes, mas que nunca foram apresentados e compreendidos por qualquer estudo independente e abrangente.
Quase que inexistem biografias que propiciem às novas gerações um olhar crítico e estruturado sobre essas figuras. Talvez, a ideia de escrever sobre tais personagens até tenha inquietado a mente insubmissa de alguns escribas, o que propiciou o lançamento de alguns trabalhos, mas que tangenciaram o objetivo levemente.
Diante disso, estou propondo a mim mesmo um desafio literário singular, que é o de produzir a biografia de uma das personalidades mais controversas do caciquismo político do Amazonas: o senhor Amazonino Armando Mendes, nascido na cidade de Eirunepé, no dia 16 novembro de 1939.
Conheço muitas passagens do senhor Mendes. Presenciei incontáveis diálogos e tenho registrado sua trajetória administrativa. O seu modus operandi é uma pérola que as novas gerações devem estudar, assimilar e compreender.
Que Deus conserve a saúde de Amazonino para que ele possa folhear algumas páginas.