Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
11 de abril de 2022 às 14:31.

10 Formas de utilizar a Inteligência Artificial no marketing digital da sua empresa

compartilhar

Para muita gente, pode parecer distante da nossa realidade, mas existem várias maneiras de utilizar a inteligência artificial no marketing digital da sua empresa. 

Muitas vezes nem percebemos, mas a Inteligência Artificial (IA) já faz parte do nosso dia a dia. Especialistas indicam que a IA vai revolucionar o marketing digital. Por isso, ela já é uma das tendências para 2022.

E como usar isso a seu favor? Com base em indicações da Associação para o Progresso da Direção (APD) e anos de experiência no marketing, neste post, vou te mostrar 10 aplicações práticas da inteligência artificial para empresas.

Confira: 

Automação de marketing

Com a IA, é possível automatizar as ações e processos de marketing, determinando regras e fluxos. Atualmente a automação é criada a partir da intervenção humana. Mas, espera-se que, no futuro, as ferramentas sejam autônomas e atuem a partir do histórico de dados.

Conteúdo personalizado

Graças a informações e dados obtidos através da IA, as empresas podem criar conteúdos originais e interessantes. Por meio dela, também se pode oferecer esse conteúdo de forma direcionada aos públicos diferentes.

Chatbots e relacionamento com o cliente

Um dos principais usos da IA por empresas é através do chatbot, ferramenta que permite um atendimento otimizado. Pode-se oferecer comunicação 24 horas aos clientes, atendendo várias solicitações simultaneamente. Com isso, o relacionamento com cliente melhora, gerando mais confiança na assistência.

E-mail marketing

Para complementar este recurso, existem ferramentas que utilizam processamento de linguagem artificial, podendo gerar resultados melhores nas suas campanhas de e-mail marketing. 

Web design e experiência do usuário (UX)

A experiência do usuário pode determinar a satisfação com um produto ou serviço. Para melhorá-la, existem ferramentas que usam inteligência artificial para projetar páginas da web com base em informações fornecidas pelo utilizador, o que gera melhores resultados na pesquisa.

Recomendações de compras

Com a inteligência artificial, através dos dados obtidos em históricos de compras, por exemplo, é possível recomendar novos produtos aos usuários. 

Inovação em produtos

A inteligência artificial pode promover a inovação no lançamento de produtos e serviços. Isso porque ela permite mais informações e conhecimentos sobre o cliente, gerando previsões de tendências.

Dados sobre os motivos da compra

Outra vantagem que a IA oferece é aprimorar as ações de marketing ao proporcionar informações sobre os motivos de compra. Assim, é possível saber o que funciona melhor na venda do produto, gerando mais satisfação ao cliente.

Publicidade programática

No processo com critérios estabelecidos pelo anunciante, a publicidade programática utiliza IA para automatizar a compra de espaço publicitário. Dessa forma, é possível atingir segmentos específicos do seu público, o que torna a publicidade mais eficaz e reduz custos.

Análise preditiva

Por último, mas não menos importante, a IA permite que empresas se adaptem às necessidades dos clientes, podendo antecipar a oferta de produtos e serviços. A análise preditiva se baseia em algoritmos e técnicas de machine learning (aprendizado de máquina) para definir probabilidades através do histórico de dados.

Viu como a inteligência artificial está mais presente em nossa realidade do que imaginamos? Muitas empresas já utilizam essas e outras ferramentas para melhorar seus resultados de marketing digital.

Um estudo da Servion Global Solutions estima que a IA vai potencializar 95% das interações com clientes até 2025.

As inovações tecnológicas estão na nossa frente e podem ajudar a obter mais sucesso nas vendas. Basta saber usá-las. Sua empresa está inovando ou ficando para trás? 

Leia mais em: 3 Principais Pilares da Transformação Digital 

Comentários