23 de maio de 2022 às 09:55.

Conheça os 5 pilares de campanha de mídia paga

compartilhar

Fazer uma campanha de mídia paga bem sucedida exige muito planejamento e definição de critérios. A estratégia se torna cada vez mais comum para empresas que buscam alavancar seus resultados. Continue a leitura e descubra os 5 pilares de uma campanha de mídia paga.

Para sua campanha ter sucesso, é preciso estar atento aos seguintes pontos:

1. Planejamento

Parece óbvio, mas o planejamento é o primeiro passo para a obtenção dos melhores resultados. Tenha uma visão clara do seu negócio e defina seus objetivos. 

Identifique suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades e faça pesquisas de mercado para analisar a concorrência.

Defina os objetivos da campanha. Os mais comuns são:

  • Geração de leads (captar dados de potenciais clientes);
  • Vendas (alcançar usuários com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço);
  • Tráfego (aumentar o número de acessos ao seu site);
  • Branding (promover ou fortalecer sua marca).

Nessa etapa, é importante estabelecer seu investimento, pois as metas e canais escolhidos também dependerão do seu orçamento disponível.

Veja também: Saiba quais são os canais com maior potencial para explorar no mercado digital em 2022 

2. Segmentação 

Conhecer seu público-alvo é um fator muito importante. Quanto menor for seu investimento, mais específica deve ser a segmentação.

Veja os principais tipos de segmentação:

  • Perfil demográfico: segmentar de acordo com características como localização, faixa etária, gênero, etc.
  • Interesse: escolher usuários com interesses em comum, pessoas que acessam e interagem com conteúdos relacionados ao seu negócio.
  • Remarketing: mostre seu anúncio para quem já fez contato ou mostrou algum interesse em sua empresa.
  • Lista similar: utilizando os dados de sua própria audiência, é possível encontrar públicos semelhantes a ela.

3. Anúncio

Evidentemente, o anúncio em si é um dos pilares mais importantes de sua campanha. Dependendo da plataforma que for utilizada, você pode ter algumas opções de formatos. 

No Google Ads, por exemplo, pode ser em forma de texto, arte, vídeo e outros formatos inteligentes da plataforma. Por sua vez, no Facebook, os anúncios são principalmente em imagem ou vídeo, podendo complementar com texto.

É importante enviar mais de uma peça em formatos diferentes, pois as plataformas têm a inteligência para exibir as opções mais relevantes para cada usuário. 

Seu anúncio precisa ser claro e direcionado ao seu objetivo, seja venda, tráfego ou reconhecimento de marca.

4. Página de destino

Você pode ter as melhores estratégias e peças, mas, caso a página de destino não funcione, seu anúncio pode não alcançar os resultados desejados.

A página de destino precisa estar associada ao anúncio, levando o usuário diretamente ao produto ou serviço de interesse dele. Não use links genéricos ou amplos, seja específico de acordo com seu objetivo, pois isso irá facilitar (e muito) a experiência do usuário, visto que quanto menos etapas o processo de compra tiver, maiores são as chances de o usuário concluir uma compra, por exemplo.

É importante ter um site rápido e intuitivo. Por isso, faça testes em diferentes dispositivos e verifique a possibilidade de melhorias.

5. Análise e otimização

Por fim, mas não menos importante, outro conjunto de fatores que deve ter sua atenção para uma campanha bem sucedida de mídia paga é a análise e otimização dos resultados. 

Ao acompanhar o desempenho da sua campanha, você pode fazer os ajustes necessários e obter resultados melhores. É possível fazer ajustes como: alterar o público escolhido, criar um novo anúncio, aumentar ou diminuir o orçamento, ajustar as regiões de exibição, entre outros.

Para otimizar seus resultados, também vale ressaltar que a qualidade do produto ou serviço é fundamental. Os anúncios colocam seu produto em evidência para o potencial consumidor, mas é necessário ter atributos que despertem o desejo e o diferenciem da concorrência.

(Fonte: HostGator)

Quer saber mais sobre as plataformas digitais com mais investimento em 2022? Leia o post Estimativa de investimentos nas plataformas digitais em 2022

Comentários