Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
23 de maio de 2022 às 09:47.

Saiba como as tecnologias do futuro estão chegando ao mundo dos negócios

compartilhar

Quando falamos em tecnologias do futuro, temos a sensação de algo que está distante da nossa realidade. Mas elas estão mais perto do que imaginamos.

Um dos nomes mais visionários da ficção científica dos nossos tempos, William Gibson, tem uma célebre frase que diz: “o futuro já chegou, só não está uniformemente distribuído”. O que faz todo o sentimento ao pensarmos nas revoluções tecnológicas que muitas vezes só percebemos quando o impacto afeta nossas rotinas e hábitos.

Em artigo publicado na Forbes, especialistas da BrandVoice citam algumas tecnologias que já são realidade em vários setores: inteligência artificial (IA), blockchain, metaverso e interface cérebro-máquina. 

O desafio, segundo eles, é que os líderes encontrem caminhos e metodologias para conectar e aplicar o potencial das tecnologias aos modelos de negócios. 

Uma delas já está presente em quase todas as áreas da nossa vida: a inteligência artificial, a qual é usada desde o desenvolvimento de vacinas até sistemas de recomendação de aplicativos. Mas os especialistas indicam que as próximas ondas da IA podem estar mais perto do que imaginamos, dentre elas a integração com a cognição humana e a neurociência.

Confira também: 10 Formas de utilizar a Inteligência Artificial no marketing digital da sua empresa

Para Alexandre Nascimento, expert em inteligência artificial, um dos fatores mais importantes para a utilização da IA é a disponibilidade e qualidade dos dados. Ele destaca que o tema ‘dados sintéticos’ deve ganhar força em 2022, com as questões éticas e regulatórias cada vez mais em pauta. Nascimento também cita que a tendência pode ser observada com a recente aquisição da Meta: a AI.Reverie, startup de dados sintéticos

Outro movimento que vem ganhando consistência é a colonização do espaço, com viagens tripuladas por bilionários. Neste cenário, o artigo aponta que há crescentes investimentos no setor. 

Segundo Peter Cabral, expert em disrupção e mobilidade digital da SU Brazil, em 2022, teremos mais astronautas de empresas privadas do que apoiados por governos. “Esta será a tendência daqui em diante. Existe muita riqueza para ser explorada, e as regras devem ser definidas agora”, destacou o expert.

Aqui no blog, já falamos sobre esses pontos entre as tendências criativas surpreendentes para 2022.

(Fonte: Brand Voice SU Brazil)

Comentários