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A partir do dia 16 de setembro poderemos ter acesso aos resultados de três pesquisas eleitorais: a primeira, do IBOPE, com 805 entrevistas; a segunda, da Pontual, com 1.500 entrevistas; e, a terceira, da DMP, com 2.000 entrevistas. Todas essas pesquisas foram registradas no TSE, no último dia 10 do presente mês.
O questionário da pesquisa do IBOPE é o mais organizado, completo e diversificado no seu conteúdo, e inclui três cenários de segundo turno. A empresa ainda registrará mais uma rodada antes da eleição do primeiro turno.
O questionário da empresa Pontual é simples e contempla apenas quatro perguntas, sem nenhum cenário de segundo turno. A empresa DMP segue a mesma linha da Pontual, mas leva em consideração quatro cenários de segundo turno. Uma das curiosidades dessas duas empresas, é a insistência na inclusão da letra H no nome de Artur Neto e, em uma delas, opta por Virgílio no lugar de Neto.
Os números de Marcelo Ramos e de Henrique Oliveira devem ser os que apresentarão as maiores distorções entre as três empresas.
A Pontual vai ter que se explicar, num futuro de curtíssimo prazo, como mantém o vice-governador nas primeiras colocações, se nas urnas o máximo que conseguirá é disputar a quinta colocação.
O IBOPE e a DMP devem indicar números diferentes para Marcelo Ramos. A distância das porcentagens de uma para o outra será superior à margem de erro. Exemplo: na empresa A Marcelo tem 17% e, na empresa B, ele obtém 26%. Ou seja, aplicando a margem de erro, para mais na empresa A e para menos na empresa B, os números não se encontrarão, não possuem tangibilidade.
É uma questão de tempo a validação do que penso.
Dia 23 divulgo a da nossa empresa.
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