O WhastApp segue líder como app de mensageria mais popular do Brasil, com ampla vantagem. Foi o que apontou o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil. Continue a leitura e saiba quais são os aplicativos de mensagens mais utilizados pelos brasileiros.
Os números apresentados pela pesquisa nos ajudam a entender o papel que cada aplicativo de mensagem está desempenhando no mercado brasileiro. Vamos aos dados:
Índice de popularidade dos principais mensageiros (% dos smartphones que têm cada app instalado)
1 – WhatsApp: 99%
2 – Instagram: 82%
3 – Facebook Messenger: 71%
4 – Telegram: 60%
5 – Signal: 12%
Grau de fidelidade dos brasileiros (% dos usuários que acessam o app todo dia ou quase todo dia)
1 – WhatsApp: 94%
2 – Instagram: 79%
3 – Telegram: 46%
4 – Facebook Messenger: 37%
5 – Signal: 34%
Risco de desinstalação (%dos usuários que acessam o app nunca ou quase nunca)
1 – Signal: 31%
2 – Facebook Messenger: 26%
3 – Telegram: 19%
4 – Instagram: 5%
5 – WhatsApp: 1%
A partir dessas informações obtidas pela pesquisa, chegamos a algumas conclusões:
WhatsApp mantém hegemonia
Presente em 99% dos smartphones dos entrevistados e com risco de desinstalação baixíssimo, o WhatsApp continua sendo, com ampla vantagem, o app de mensagem mais popular do país.
Também chama a atenção o uso do aplicativo para chamadas de voz. Dos usuários, 78% afirmaram realizar chamadas através dele, sendo que 61% afirmam fazer mais ligações pelo WhatsApp do que por ligações convencionais. Na escala de 1 a 5 de satisfação com a qualidade das chamadas, 79% atribuíram notas 4 ou 5.
Instagram e sua vocação para o marketing
Além do seu potencial para o marketing, o app vem sendo explorado para a comunicação entre clientes e consumidores. Esse uso ficou ainda mais forte depois de sua API de mensageria, que permite o atendimento automatizado através do direct. A pesquisa apontou que 59% dos usuários se comunicam com marcas através das mensagens diretas.
Telegram cresce 15 pontos percentuais em um ano
O aplicativo segue em grande escalada no mercado. Em 2019, sua presença nos smartphones brasileiros era de apenas 13%, atingindo a marca de 60%, três anos depois. O aumento nos últimos doze meses foi de 15%. Entretanto, apenas 25% do seu público brasileiro afirma abrir o app todos os dias.
Vale ressaltar que o app desperta o acompanhamento das autoridades judiciais brasileiras, com o receio de seu uso para a divulgação de fake news e disparo em massa de propaganda eleitoral. O app deve analisar as leis brasileiras em cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Base do Messenger resiste entre mais velhos e classes C, D e E
Nos últimos cinco meses, a base do Messenger caiu 5 pontos, estando presente em 71% dos smartphones. De acordo com a pesquisa, quem mais resiste a desinstalá-lo são pessoas com mais de 50 anos (75%) e público das classes C, D e F (72%).
O engajamento dos seus usuários também está diminuindo: apenas 19% de sua base afirma abrir o app diariamente.
Signal dá sinais de enfraquecimento
O Signal passou a ser uma alternativa um ano atrás, quando o WhatsApp sofreu várias críticas por conta das políticas de privacidade. Entretanto, sua base não mostrou crescimento durante o período, com presença de 12% nos smartphones brasileiros. Nos últimos seis meses, a taxa de engajamento caiu de 39% para 34%.
(Fonte: Mobile Time/Opinion Box)
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