22 de junho de 2022 às 09:29.

Saiba quais são os aplicativos de mensagens mais utilizados pelos brasileiros

compartilhar

O WhastApp segue líder como app de mensageria mais popular do Brasil, com ampla vantagem. Foi o que apontou o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil. Continue a leitura e saiba quais são os aplicativos de mensagens mais utilizados pelos brasileiros.

Os números apresentados pela pesquisa nos ajudam a entender o papel que cada aplicativo de mensagem está desempenhando no mercado brasileiro. Vamos aos dados:

Índice de popularidade dos principais mensageiros (% dos smartphones que têm cada app instalado)

1 – WhatsApp: 99% 

2 – Instagram: 82%

3 – Facebook Messenger: 71%

4 – Telegram: 60%

5 – Signal: 12%

Grau de fidelidade dos brasileiros (% dos usuários que acessam o app todo dia ou quase todo dia)

1 – WhatsApp: 94% 

2 – Instagram: 79%

3 – Telegram: 46%

4 – Facebook Messenger: 37%

5 – Signal: 34%

Risco de desinstalação (%dos usuários que acessam o app nunca ou quase nunca)

1 – Signal: 31%

2 – Facebook Messenger: 26%

3 – Telegram: 19%

4 – Instagram: 5%

5 – WhatsApp: 1% 

A partir dessas informações obtidas pela pesquisa, chegamos a algumas conclusões:

WhatsApp mantém hegemonia

Presente em 99% dos smartphones dos entrevistados e com risco de desinstalação baixíssimo, o WhatsApp continua sendo, com ampla vantagem, o app de mensagem mais popular do país.

Também chama a atenção o uso do aplicativo para chamadas de voz. Dos usuários, 78% afirmaram realizar chamadas através dele, sendo que 61% afirmam fazer mais ligações pelo WhatsApp do que por ligações convencionais. Na escala de 1 a 5 de satisfação com a qualidade das chamadas, 79% atribuíram notas 4 ou 5.

Instagram e sua vocação para o marketing 

Além do seu potencial para o marketing, o app vem sendo explorado para a comunicação entre clientes e consumidores. Esse uso ficou ainda mais forte depois de sua API de mensageria, que permite o atendimento automatizado através do direct. A pesquisa apontou que 59% dos usuários se comunicam com marcas através das mensagens diretas.

Telegram cresce 15 pontos percentuais em um ano 

O aplicativo segue em grande escalada no mercado. Em 2019, sua presença nos smartphones brasileiros era de apenas 13%, atingindo a marca de 60%, três anos depois. O aumento nos últimos doze meses foi de 15%. Entretanto, apenas 25% do seu público brasileiro afirma abrir o app todos os dias.

Vale ressaltar que o app desperta o acompanhamento das autoridades judiciais brasileiras, com o receio de seu uso para a divulgação de fake news e disparo em massa de propaganda eleitoral. O app deve analisar as leis brasileiras em cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Base do Messenger resiste entre mais velhos e classes C, D e E 

Nos últimos cinco meses, a base do Messenger caiu 5 pontos, estando presente em 71% dos smartphones. De acordo com a pesquisa, quem mais resiste a desinstalá-lo são pessoas com mais de 50 anos (75%) e público das classes C, D e F (72%).

O engajamento dos seus usuários também está diminuindo: apenas 19% de sua base afirma abrir o app diariamente. 

Signal dá sinais de enfraquecimento

O Signal passou a ser uma alternativa um ano atrás, quando o WhatsApp sofreu várias críticas por conta das políticas de privacidade. Entretanto, sua base não mostrou crescimento durante o período, com presença de 12% nos smartphones brasileiros. Nos últimos seis meses, a taxa de engajamento caiu de 39% para 34%.

(Fonte: Mobile Time/Opinion Box)

Gostou do conteúdo? Através dos dados dessa pesquisa, marcas e profissionais de marketing podem refletir sobre o potencial dos aplicativos de mensagem. 

Veja também o Ranking dos 10 aplicativos mais populares na tela principal dos smartphones do brasileiro 

Comentários