A pergunta de milhões: quais são os canais com maior potencial para explorar no mercado digital em 2022?
A pesquisa ‘Perspectivas para o Mercado Digital 2022’, realizada pela mLabs, em parceria com a Digital House FuTeCH, traz análises interessantes sobre as grandes apostas e investimentos para este ano.
A análise foi feita a partir de estudo levantado entre 4 e 30 de novembro de 2021 e contou com 623 participantes. Destes, 67,39% eram colaboradores de empresas ou agências.
Continue a leitura para conhecer o Top 3 de canais com maior investimento e principais apostas para explorar no mercado digital em 2022.
Como melhores investimentos, a pesquisa aponta gigantes que já se consolidaram no mercado.
Foi um dos canais mais dinâmicos em 2021. O Instagram aumentou o limite de stories para 60 segundos e lançou novas ferramentas, criando tendências de sucesso.
Na sequência, o subestimado Facebook, que, para muitos, está “morrendo”. A plataforma aparece em segundo lugar pelo seu grande potencial de engajamento em grupos, facilidade na criação de loja virtual e gerenciamento de anúncios.
A ferramenta para troca de mensagens aparece na terceira posição no ranking de investimentos. O aplicativo é o mais baixado entre os brasileiros.
No ranking das principais apostas para 2022, surgem canais que prometem fazer sucesso.
Empatados no primeiro lugar estão LinkedIn e YouTube. A primeira aposta em uma nova leitura para as empresas, que podem mostrar processos, rotina corporativa e construir reputação. O YouTube, por sua vez, está aí para provar que vídeos com mais de 60 segundos ainda têm muito valor na internet, apesar da tendência dos vídeos curtos.
Também ocupando a mesma posição no ranking, estão dois novos queridinhos.
O Google Meu Negócio, capaz de unir pontos físicos com o universo digital, sendo um recurso simples e eficaz de reforçar a estratégia omnichannel.
O TikTok também está em alta e caiu nos gosto dos brasileiros. A plataforma tem alto potencial de alcance e viralização, tornando-se um canal de marketing com monetização, anúncios e parcerias.
Fechando o Top 3, como novas apostas para 2022, aparecem Spotify, WhatsApp e E-mail marketing.
O Spotify vem mostrando crescimento na audiência com podcasts. Na plataforma, o público pode escolher o conteúdo para ouvir e as marcas conseguem explorar as vantagens.
Já o WhatsApp, como você já viu, permanece com alto potencial e oportunidades para que as empresas melhorem seu relacionamento com os clientes.
Ressurgindo entre as principais estratégias, o e-mail marketing aparece como tendência. Ela permite a coleta de dados de usuários e permanece como ferramenta poderosa para promover uma comunicação personalizada.
Como maiores apostas estratégicas para 2022, a pesquisa também mostra como tendências o investimento em Social Ads, Links patrocinados e SEO. Dentre as novas apostas, além das estratégias citadas, surge a parceria com influenciadores e gamificação.
(Fonte: mLabs, em parceria com a Digital House FuTeCH)
O estudo citado nos permite pensar nos melhores canais para investir e apostar em 2022. Mas, vale ressaltar que cada marca tem suas peculiaridades. Por isso, vale a pena uma avaliação mais específica ao planejar suas estratégias para este ano. Concorda?!
Sua empresa está seguindo as tendências no mercado digital? Mantenha-se atualizado para não ficar atrás da concorrência!