Aposto que você já foi atendido por um robô em algum canal de comunicação. Uma pesquisa recente revelou quais são os canais com mais bots criados atualmente, e os números nos levam à pergunta “O WhatsApp vai ser dominado por bots?”.
O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022 foi divulgado recentemente pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box e revelou que o WhatsApp é o canal com mais utilização de robôs para conversação no Brasil. Portanto, além de ser considerado o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, ele também lidera nesse ranking.
Acostumados a criar bots para sites na web, desenvolvedores mais antigos tiveram que se adaptar às novas interfaces, devido ao aumento na demanda. Desse modo, torna-se difícil, hoje em dia, encontrar um profissional que nunca tenha desenvolvido bots para o WhatsApp. A fim de comprovar isso, o panorama mostra que 97% deles já desenvolveram para o aplicativo.
Segundo os dados apresentados pela pesquisa, 60% dos entrevistados afirmam que o WhatsApp é o canal com mais robôs de conversação nas empresas. Vale ressaltar que, em 2021, este número era de 49%.
Veja o ranking dos canais com mais bots criados atualmente:
- WhatsApp: 60%
- Telefone (Voice bots): 18%
- Websites: 15%
- Messenger: 2%
- Apps móveis: 2%
- Microsoft Teams: 1%
- Telegram: 1%
- Outros: 1%
Além do mais, a plataforma superou, nos últimos dois anos, obstáculos que poderiam ter atrapalhado seus negócios, como a mudança nos termos de serviço acerca das questões de privacidade e a recente alteração no modelo de cobrança para uso da sua API, que, agora, cobra quando uma sessão é iniciada.
Isso porque, aparentemente, as grandes empresas colocaram na balança e perceberam que os ganhos gerados pelo atendimento automatizado compensam o custo pelo uso do canal.
Outro ponto que merece destaque é referente ao uso de voice bots para linhas telefônicas, que também está ganhando espaço. De acordo com os dados, o telefone ultrapassou os websites e foi mencionado por 18% dos desenvolvedores como o canal com mais bots em atividade. No ano passado, o número foi de 13%.
(Fonte: Panorama Mobile Time)
Isto nos mostra que:
Muitas pesquisas já apontam o amplo domínio do WhatsApp entre os aplicativos de mensagem no país. Além de mostrar o app em crescente uso de bots para conversação, um mercado que segue em expansão.
As empresas têm percebido as vantagens dessa estratégia e investido no recurso. Logo, a consolidação parece estar cada vez mais próxima, no entanto, cabe a nós, enquanto profissionais de marketing, acompanharmos as mudanças frequentes que acontecem neste meio.
Leia também:
Por que os brasileiros se comunicam com as marcas através dos apps de mensagem?
Ranking dos 10 aplicativos mais populares na tela principal dos smartphones do brasileiro