Você acompanhou aqui no blog que o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil divulgou os dados sobre o uso de apps de mensagens mais utilizados pelos brasileiros. Neste texto, entenda o motivo de os brasileiros se comunicarem com as marcas através dos apps de mensagem.
Para compreender esse contexto, a pesquisa perguntou aos entrevistados quais eram as finalidades ao se comunicar com as marcas e empresas através dos aplicativos mais utilizados. As respostas foram as seguintes:
Messenger
Telegram
A partir das informações coletadas pela pesquisa, é possível apontarmos algumas conclusões importantes:
A pesquisa também destacou dados sobre a possibilidade de pagamento feito diretamente pelo app, o WhatsApp. Em seis meses, a plataforma aumentou sua base de usuários com cartão cadastrado, saindo de 7% para 17%. Destes, 65% afirmaram ter realizado pelo menos uma transferência de dinheiro pelo mensageiro.
No entanto, o recurso tem mostrado pouca força para enfrentar o sucesso da transferência via Pix e apenas 20% da base acreditam que é mais fácil realizar transferência pelo WhatsApp.
Entre aqueles que não cadastraram cartões no mensageiro, 45% dizem não ter interesse no serviço e 31% não confiam no app para esta finalidade.
E o Instagram?
De acordo com a pesquisa, 59% dos usuários se comunicam com marcas através do direct do Instagram. A prática é mais comum entre as mulheres (65%). Dentre as finalidades para conversa, os motivos mais comuns estão:
Como sabemos, a rede social tem um potencial gigante como canal de marketing e vendas, faltando uma ferramenta de pagamento direto para uma experiência mais completa.
(Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box)
Através de dados como os apresentados acima, é possível ter bons insights sobre a forma como as marcas podem usar os aplicativos para potencializar suas vendas e melhorar o relacionamento com os clientes. Aqui no blog, você encontra outros conteúdos que podem auxiliar: