13 de julho de 2022 às 09:31.

Quais são os apps de m-commerce mais usados pelos brasileiros?

compartilhar

Qual o app que você mais usa para fazer compras pelo celular? O ‘Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil’ nos mostrou dados interessantes para sabermos quais são os apps de m-commerce mais usados pelos brasileiros. 

Ao longo de sete anos de realização da pesquisa, três aplicativos revezaram nas primeiras posições do ranking de apps de compras mais populares do Brasil: Mercado Livre, Americanas e iFood. Isso mudou há um ano, com a ascensão meteórica da Shopee, que, pela primeira vez, assumiu a liderança.

No entanto, vale ressaltar que a pesquisa teve uma alteração em sua metodologia. Na elaboração do questionário, sete anos atrás, os entrevistados listaram até três apps que mais usavam para compra de mercadorias físicas. Com o avanço do m-commerce, passou-se a pedir que os entrevistados informassem um único app de m-commerce, isto é, o que mais usam para fazer compras. 

Confira o ranking com dados de março de 2022:

(Foram incluídos apenas os apps citados por 3% ou mais dos entrevistados)

1º Shopee:  21% 

2º iFood: 15% 

3º Mercado Livre: 14% 

4º Americanas: 9% 

5º Amazon: 7% 

6º Magazine Luiza: 6% 

7º WhatsApp: 3% 

8º Livelo: 3% 

9º Outros apps: 22%

Além do ranking de apps mais usados, a pesquisa também analisou as categorias de produtos mais populares do comércio móvel. Os entrevistados deveriam marcar quais categorias de produtos encomendaram através de app ou site nos últimos 30 dias pelo smartphone.

Confira a lista de categorias com dados de agosto de 2021:

  • Refeições: 50% 
  • Roupas: 48% 
  • Alimentos: 42% 
  • Cosméticos ou itens de higiene pessoal: 35% 
  • Eletroeletrônicos: 34% 
  • Remédios: 34% 
  • Utensílios domésticos: 29% 
  • Eletrodomésticos: 28% 
  • Acessórios de moda: 26% 
  • Bebidas: 24% 
  • Livros: 24% 
  • Brinquedos: 17% 
  • Artigos esportivos: 16% 
  • Móveis: 15% 
  • Artesanato: 7%

Como a Shopee alcançou a liderança?

Para conquistar o consumidor brasileiro, a empresa tem investido em campanhas de TV, promoções constantes, frete grátis e anúncios nas mídias sociais. De acordo com a pesquisa, o público é majoritariamente jovem e feminino. Entre as mulheres que já fizeram compras via app, 26% apontam a Shopee como o aplicativo de compras que mais usam no dia a dia, em comparação à, apenas, 16% dos homens.

Outra diferença significativa é a classe social. A marca é a preferida de 23% dos consumidores móveis das classes C, D e E, sendo 14% das classes A e B.

Outros líderes

Dos quatro primeiros do ranking, o iFood aparece melhor posicionado nas classes A e B, indicado por 24% dos consumidores móveis desse grupo. O Mercado Livre é o líder entre os mais velhos: 18% dos consumidores com 50 anos ou mais o indicam como seu app de compras favorito. A Americanas também registra sua maior penetração na faixa etária mais velha (14%), contra 7% entre jovens de 16 a 29 anos e 9% no grupo de 30 a 49 anos.

(Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box)

O que achou dos dados revelados pela pesquisa? Faz sentido para você? Continue acompanhando outros conteúdos como esse aqui no blog.

Você também pode gostar de:

Comentários