Blog do Durango

Top objetivos para o marketing em 2022

Quais são os principais objetivos dos profissionais de marketing em 2022? O Relatório Anual de Marketing da Nielsen com os marqueteiros nos permite traçar o ‘Top objetivos para o marketing em 2022’. Continue a leitura.

A pesquisa mundial feita entre os profissionais de marketing revelou que, dentre as principais prioridades para 2022, está o reconhecimento de marca. 

Em sua 5ª edição, o estudo pediu aos profissionais que fizessem o ranqueamento dos principais objetivos do marketing de sua empresa, por ordem de relevância. Mais de 2 mil profissionais por todo o mundo foram ouvidos entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Os principais destaques, seguindo a ordem de importância, foram:

  1. Reconhecimento de marca
  2. Aquisição de clientes
  3. Fidelização de clientes
  4. Clientes defensores da marca
  5. Neutralizar a concorrência
  6. Redução de perdas
  7. Outros

Também vale destacar outros insights relevantes mostrados pela pesquisa da Nielsen:

Dentre os entrevistados pelo estudo, 64% afirmaram que as mídias sociais são os canais mais efetivos, com TikTok e Instagram dominando. Houve um aumento de 53% nos gastos com mídias sociais entre os profissionais de marketing do mundo todo. 

Já a aquisição de novos clientes apareceu como o segundo maior objetivo entre os marqueteiros, indicando que os esforços devem ser concentrados na jornada do cliente.

O aumento da TV conectada (CTV) apresenta novos desafios para as soluções de direcionamento, com foco crescente de 51% de  profissionais planejando aumentar os gastos em CTV neste ano.

No entanto, enquanto os marqueteiros afirmam que suas marcas estão enfatizando em propósitos, os dados da pesquisa revelam que 55% dos consumidores não estão convencidos de que elas estão, de fato, promovendo um progresso verdadeiro.

(Fonte: Nielsen)

Estes foram alguns dos insights gerados através dos números revelados pela pesquisa. E você, profissional de marketing, quais são seus objetivos na área para este ano?

Aproveite para ler também:

Dicas para ajudar sua empresa a passar de ‘sobrevivente’ para ‘próspera’

Fatores fundamentais para o sucesso na experiência do cliente

Sair da versão mobile