Quais são os principais objetivos dos profissionais de marketing em 2022? O Relatório Anual de Marketing da Nielsen com os marqueteiros nos permite traçar o ‘Top objetivos para o marketing em 2022’. Continue a leitura.
A pesquisa mundial feita entre os profissionais de marketing revelou que, dentre as principais prioridades para 2022, está o reconhecimento de marca.
Em sua 5ª edição, o estudo pediu aos profissionais que fizessem o ranqueamento dos principais objetivos do marketing de sua empresa, por ordem de relevância. Mais de 2 mil profissionais por todo o mundo foram ouvidos entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
Os principais destaques, seguindo a ordem de importância, foram:
- Reconhecimento de marca
- Aquisição de clientes
- Fidelização de clientes
- Clientes defensores da marca
- Neutralizar a concorrência
- Redução de perdas
- Outros
Também vale destacar outros insights relevantes mostrados pela pesquisa da Nielsen:
- O reconhecimento da marca foi citado como o principal objetivo entre os marqueteiros. Para alcançá-lo, as marcas devem aproveitar um conjunto de canais para chegar a um público maior.
Dentre os entrevistados pelo estudo, 64% afirmaram que as mídias sociais são os canais mais efetivos, com TikTok e Instagram dominando. Houve um aumento de 53% nos gastos com mídias sociais entre os profissionais de marketing do mundo todo.
Já a aquisição de novos clientes apareceu como o segundo maior objetivo entre os marqueteiros, indicando que os esforços devem ser concentrados na jornada do cliente.
- A utilização de dados para defender estratégias personalizadas de marketing é vital. No entanto, a pesquisa mostrou que 36% dos marqueteiros ainda afirmam que o acesso a dados, a resolução de identidade e a obtenção de insights acionáveis a partir dos dados é muito ou extremamente difícil.
O aumento da TV conectada (CTV) apresenta novos desafios para as soluções de direcionamento, com foco crescente de 51% de profissionais planejando aumentar os gastos em CTV neste ano.
- Ao colocar uma ênfase maior em iniciativas orientadas em propósitos, os profissionais de marketing podem se conectar melhor com os consumidores. O estudo da Nielsen mostrou que mais da metade dos consumidores (americanos) concluem compras de marcas que apoiam causas com as quais se identificam e 36% esperam que as marcas se engajem em causas sociais.
No entanto, enquanto os marqueteiros afirmam que suas marcas estão enfatizando em propósitos, os dados da pesquisa revelam que 55% dos consumidores não estão convencidos de que elas estão, de fato, promovendo um progresso verdadeiro.
(Fonte: Nielsen)
Estes foram alguns dos insights gerados através dos números revelados pela pesquisa. E você, profissional de marketing, quais são seus objetivos na área para este ano?
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