Sei que vocês também adoram saber sobre as inovações tecnológicas que estão por vir e as tendências.
Neste post, temos a lista das 10 tecnologias inovadoras de 2022, em vários setores, segundo a MIT Technology Review. Acompanhe:
1. Fim das senhas
Durante muitos anos, elas eram necessárias para fazermos coisas online. Mas novas formas de autenticação devem finalmente substituí-las para sempre. As opções são: confirmação através de link por e-mail, notificações push e verificação biométrica. Vamos confessar que estes são métodos mais fáceis e mais seguros.
2. Sequenciamento genômico
A pandemia obrigou o mundo a investir em sequenciamento genômico, o que ampliou drasticamente a capacidade desse tipo de monitoramento no mundo. Essa melhoria permitiu aos cientistas o rastreamento da propagação do coronavírus e rastreamento de novas variantes.
3. Energia renovável e baterias de longa duração
Estamos usando cada vez mais energia renovável. Mas, quando o sol se põe ou o vento para, os operadores de rede precisam de uma forma de armazenar eletricidade para mais tarde. Uma solução à altura seria uma nova bateria à base de ferro. Feitas com materiais abundantes, elas podem ser mais baratas e práticas do que outros tipos de armazenamento.
4. Inteligência artificial na saúde
Uso de inteligência artificial (IA) para descobrimento da estrutura de proteínas. O processo normalmente pode levar meses. Mas, agora, uma IA chamada AlphaFold2 resolveu um antigo quebra-cabeça biológico, o que pode tornar possível a rápida projeção de medicamentos para uma ampla gama de doenças.
5. Vacina da malária
A doença mata mais de 600 mil pessoas por ano, sendo a maioria crianças com menos de cinco anos. Mas uma nova vacina contra a malária, aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ajudar a salvar milhares de vidas. É a primeira vacina do mundo para uma infecção parasitária.
6. Prova de verificação em transações de criptomoedas
A verificação de transações de criptomoedas como Bitcoin exige um grande poder computacional, pois estas usam enormes quantidades de eletricidade. A tecnologia de “prova de participação” oferece uma maneira de verificar transações sem usar muita energia. A transição de sistema deve ser feita este ano, reduzindo o uso de energia em 99,95%.
7. Pílula para Covid-19
Um novo medicamento da Pfizer oferece proteção eficaz e ampla contra o Coronavírus, incluindo variantes recentes. Outras empresas também trabalham no desenvolvimento de medicamentos semelhantes. Combinadas com as vacinas, a novidade pode dar ao mundo uma chance de sair de vez da pandemia.
8. Reatores de fusão práticos
Inspirados pela promessa de eletricidade ilimitada, pesquisadores tentam, há décadas, fazer a energia de fusão funcionar. Agora uma startup planeja entregá-la ao cenário no início da década de 2030. O projeto conta com um poderoso imã, que quebrou recordes e deve permitir a construção de reatores menores e mais baratos.
9. Dados sintéticos para IA
O treinamento de IA necessita de grandes quantidades de dados. No entanto, muitas vezes esses dados são confusos ou refletem vieses do mundo real, tendo ainda a preocupação de privacidade em torno das informações incluídas. Como solução, empresas começaram a criar e vender dados sintéticos.
10. Tecnologia de remoção de carbono
Um dos passos mais importantes para amenizar as mudanças climáticas é a redução das emissões. Mas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ainda não é o suficiente. Para evitar o aquecimento catastrófico, também devemos remover o dióxido de carbono. Por isso, a maior fábrica de remoção de carbono do mundo foi aberta.
(Fonte: MIT Technology Review)
Leu até aqui? Então, aprenda mais sobre inovação e tecnologia!
Veja também aqui no blog: