Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
8 de agosto de 2022 às 10:28.

10 Tecnologias inovadoras de 2022

compartilhar

Sei que vocês também adoram saber sobre as inovações tecnológicas que estão por vir e as tendências.

Neste post, temos a lista das 10 tecnologias inovadoras de 2022, em vários setores, segundo a MIT Technology Review. Acompanhe:

1. Fim das senhas

Durante muitos anos, elas eram necessárias para fazermos coisas online. Mas novas formas de autenticação devem finalmente substituí-las para sempre. As opções são: confirmação através de link por e-mail, notificações push e verificação biométrica. Vamos confessar que estes são métodos mais fáceis e mais seguros. 

2. Sequenciamento genômico

A pandemia obrigou o mundo a investir em sequenciamento genômico, o que ampliou drasticamente a capacidade desse tipo de monitoramento no mundo. Essa melhoria permitiu aos cientistas o rastreamento da propagação do coronavírus e rastreamento de novas variantes.

3. Energia renovável e baterias de longa duração

Estamos usando cada vez mais energia renovável. Mas, quando o sol se põe ou o vento para, os operadores de rede precisam de uma forma de armazenar eletricidade para mais tarde. Uma solução à altura seria uma nova bateria à base de ferro. Feitas com materiais abundantes, elas podem ser mais baratas e práticas do que outros tipos de armazenamento.

4. Inteligência artificial na saúde

Uso de inteligência artificial (IA) para descobrimento da estrutura de proteínas. O processo normalmente pode levar meses. Mas, agora, uma IA chamada AlphaFold2 resolveu um antigo quebra-cabeça biológico, o que pode tornar possível a rápida projeção de medicamentos para uma ampla gama de doenças.

5. Vacina da malária

A doença mata mais de 600 mil pessoas por ano, sendo a maioria crianças com menos de cinco anos. Mas uma nova vacina contra a malária, aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ajudar a salvar milhares de vidas. É a primeira vacina do mundo para uma infecção parasitária.

6. Prova de verificação em transações de criptomoedas

A verificação de transações de criptomoedas como Bitcoin exige um grande poder computacional, pois estas usam enormes quantidades de eletricidade. A tecnologia de “prova de participação” oferece uma maneira de verificar transações sem usar muita energia. A transição de sistema deve ser feita este ano, reduzindo o uso de energia em 99,95%.

7. Pílula para Covid-19

Um novo medicamento da Pfizer oferece proteção eficaz e ampla contra o Coronavírus, incluindo variantes recentes. Outras empresas também trabalham no desenvolvimento de medicamentos semelhantes. Combinadas com as vacinas, a novidade pode dar ao mundo uma chance de sair de vez da pandemia. 

8. Reatores de fusão práticos

Inspirados pela promessa de eletricidade ilimitada, pesquisadores tentam, há décadas, fazer a energia de fusão funcionar. Agora uma startup planeja entregá-la ao cenário no início da década de 2030. O projeto conta com um poderoso imã, que quebrou recordes e deve permitir a construção de reatores menores e mais baratos.

9. Dados sintéticos para IA

O treinamento de IA necessita de grandes quantidades de dados. No entanto, muitas vezes esses dados são confusos ou refletem vieses do mundo real, tendo ainda a preocupação de privacidade em torno das informações incluídas. Como solução, empresas começaram a criar e vender dados sintéticos. 

10. Tecnologia de remoção de carbono

Um dos passos mais importantes para amenizar as mudanças climáticas é a redução das emissões. Mas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ainda não é o suficiente. Para evitar o aquecimento catastrófico, também devemos remover o dióxido de carbono. Por isso, a maior fábrica de remoção de carbono do mundo foi aberta. 

(Fonte: MIT Technology Review)

Leu até aqui? Então, aprenda mais sobre inovação e tecnologia! 

Veja também aqui no blog:

Comentários